O granulador é um equipamento destinado a granular qualquer tipo de material, normalmente são projetados para esmagar rochas, carvão em peletes, e por isso são úteis para outras aplicações. Os granuladores originais foram desenvolvidos como um sistema hidráulico e são equipamentos muito antigos. O modelo mais moderno opera com alimentação através de eletricidade, e o fato de que alguns dos produtos originais ainda estejam operando hoje em dia, deve-se ao fato de ser um equipamento extremamente resistente.
Atualmente o granulador utiliza um motor elétrico para conduzir dois rotores, que alimentam os rolos e o rotor.
Para a produção do fertilizante granulado, devem ser seguidos parâmetros que estão dispostos no decreto nº 4954 de 2004, onde este dispõe da inspeção e fiscalização da produção e comércio de fertilizantes em atendimento a legalidade da legislação. Este decreto estabelece limites que devem ser seguidos durante o processo produtivo.
O processo de granulação tem um importante papel na produção de fertilizantes. Araújo (2013) demonstra esta importância, onde os fertilizantes podem ser produzidos em forma de pó, líquido ou granulados, mas o processo de
fabricação dos fertilizantes fosfatados do tipo granulado passará por etapas de aumento granulométrico ao longo da cadeia produtiva.
Granulador de fertilizante: descrição de alcance na produção
Granulador de fertilizante